Suicídio “Perde” a Salvação?

Um dos temas muito comentados e difundidos de forma cruel e equivocada por grande parte do religioso é o conceito de que “Suicídio tira a Salvação” que é um grande engano que faz muitas pessoas sofrerem um remorso e culpa grandes quando perdem parentes, familiares e filhos em decorrência desse grande mal, dessa doença psicológica atual que acomete muitas pessoas, principalmente jovens. Vamos fazer algumas reflexões, estudo com referências bíblicas.

Primeiramente entenda, quem comete suicídio de forma alguma “perde” a salvação, pois salvação é algo que não se pode perder ou ganhar, pois é dada pela Graça mediante a Fé no Messias e não por Obras sejam elas boas ou ruins, então basicamente nada que você faça ou deixe de fazer vai lhe fazer merecer, obter ou ganhar a salvação, pois a salvação é baseado em Crer ou Não no Messias e em seu sacrifício no Madeiro pelos nossos pecados, o que nos possibilita ser salvo ou não. 

Basicamente a Salvação vem pelo OUVIR a mensagem e após isso CRER por meio da Fé que é concedida pelo Pai aos seus eleitos escolhidos. Um ímpio vai OUVIR a mensagem mas NUNCA vai CRER porque e rejeita o Messias em seu coração e portanto o Pai não lhe concede a Fé que necessita pra CRER. Para entender melhor essa questão de Salvação assista meu video abaixo sobre LIVRE ARBÍTRIO e PREDESTINAÇÃO e também acesse esse post que expliquei com detalhes.

Outra questão para refletir é, uma pessoa que  adquire uma doença como Câncer por exemplo e vem a morrer, “perde” sua salvação por isso? Essa é fácil né? Obviamente que não, porque ela não tem “culpa” diretamente (talvez de forma indireta) por ter adquirido um câncer e vir a perder sua vida como consequência de uma doença, dessa forma porque uma pessoa que sofre de uma doença mental que o leva a cometer suicídio (consequência da doença) “perderia” sua salvação por ter infelizmente tirado sua própria vida devido a uma depressão profunda e sofrimento? Ter uma doença mental é diferente de ter uma doença de caráter fisiológico? Poderia então alguém “perder” a salvação por ter adquirido uma doença mental? Ficou bem claro que não. Ninguém comete suicídio desejando acabar com própria vida, mas sim deseja acabar com o sofrimento presente em sua vida. Não somos julgados por atos isolados perante o Criador, Ele nos conhece por completo.

Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

Jeremias 1:5

 

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

Efésios 1:4

 

Temos que considerar que toda pessoa que tenta contra a própria vida não está em sã consciência, porque o Criador nos fez com senso e impulso de sobrevivência, preservação da vida, ninguém saudável quer morrer ou tirar a própria vida e acabar com sua existência, (fomos criados para a eternidade lembra? não para morrer) isso só existe em consequência do pecado que nos assola a carne, da batalha espiritual que sofremos em nossas mentes que faz muitos irmãos fracos na fé perderem a batalha pela vida, para Satanás e seus demônios, que toma conta da sua mente e o faz cometer atos não desejados dentro do coração do ser humano. Que tamanho sofrimento deve ter alguém para desejar acabar com a própria vida né? 

Estamos falando de um Criador soberano que ama seus filhos, é justo e misericordioso para perdoar, salvar e nos purificar de todo pecado e preservar nossa vida espiritual, de forma que ainda que nosso corpo físico pereça por causa naturais ou não, ele nos garante nossa vitória espiritual através da Graça de seu Filho! Que plano maravilhoso e vitória do Criador para o ser humano sobre Satanás!! Ainda que Satanás nos manipule para que venhamos a tentar contra a nossa própria vida física e material, o Criador nos dá a vitoria através de seu Filho, basta aceitarmos a sua Graça e seu sacrifício no madeiro, nos arrependermos de nossos pecados, e pedir forca para suportar as aflições do mundo!

Na Bíblia temos algumas referências sobre Suicídio nas histórias de Sansão, Judas e Adão e Eva:

  • SANSÃO: Cometeu suicídio, não foi mártir, não se sacrificou, porque “mártir” só morre, não leva ninguém com ele e nesse caso Sansão se suicidou e ainda levou os Filisteus (povo pagão) com ele (premeditou) e foi ajudado pelo Criador, fazendo cumprir a sua vontade, fazendo cair sua Ira sobre o povo pagão.  Por meio de Sansão YHWH trouxe libertação a Israel dos Filisteus. A história de Sansão também revela a Graça divina e transformadora, o arrependimento, a confissão e o perdão. Para tudo isso é necessário ter fé. Por isso que ele está na galeria de Hebreus 11.

Então Sansão clamou ao YHWH, e disse: MEU ELOHIM, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó YHWH, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.

Juízes 16:28

E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.

Juízes 16:30

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

Hebreus 11:32-34

  • JUDAS: cometeu suicídio após trair o Messias, entrando em profunda depressão, sentiu culpa, causada por provável remorso que o levou ao arrependimento o fazendo não desejar viver, tirando sua própria vida, por ter sido predestinado para o papel de “ traidor” sendo ele conhecido como o discípulo amado do Messias, que o seguia e demonstrava ter Fé e amor no Messias.

Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, saindo, foi e enforcou-se.

Mateus 27:5

Remorso implica sempre uma tristeza derivada de nos sentirmos causadores de um dano indevido a alguém: é sinônimo de sentimento de culpa.O remorso sempre vem acompanhado de arrependimento; trata-se de uma tristeza dupla: a do erro cometido e a do dano indevido causado a alguém. O arrependimento não obrigatoriamente se acompanha de remorso, já que nem todos sentem culpa, além do fracasso nem sempre envolver terceiros.

A tristeza segundo YHWH produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.

2 Coríntios 7:9

Profecias que indicam que YHWH predestinou a traição de judas e tinham planejado soberanamente a forma que Messias ia morrer:

Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.

Salmos 41:9

Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.

Zacarias 11:12

E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,

João 13:2

Tendo Yahusha dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair. Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava. Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Yahusha amava, estava reclinado no seio de YahushaEntão Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava. E, inclinando-se ele sobre o peito de Yahusha, disse-lhe: quem é? Yahusha respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Yahusha: O que fazes, faze-o depressa. E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto. Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Yahusha lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres. E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.

João 13:21-30

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

Jó 42:2

  • ADÃO E EVA: O Primeiro Livro de Adão e Eva (apócrifo) apresenta os capítulos iniciais de Gênesis, sobre a queda de Adão e Eva. Esse livro é a continuação da história após a saída do Éden, é sobre a perseguição que Adão e Eva sofreu de Satanás. É um livro um pouco depressivo, porém rico em revelações e mostra como Adão e Eva sofreram e tiraram suas próprias vidas cometendo suicídio, e sendo inclusive ressuscitado por Yahusha. Abaixo alguns trechos

Relatado no 1 livro de Adão e Eva- Apócrifo: 5:1-14

1.Então Adão e Eva entraram na caverna e permaneceram em pé, orando em sua própria língua, desconhecida para nós mas que eles bem conheciam.

2.E enquanto oravam, Adão ergueu os olhos e viu acima de sua cabeça a rocha e o teto da caverna que o cobria, de maneira que não podia ver nem o céu nem as criaturas de YHWH. Então ele chorou e golpeou pesadamente seu peito até que caiu e ficou como morto.

3.E Eva sentou-se chorando pois acreditava que ele estivesse morto.

4.Então ela ergueu-se, estendeu suas mãos a YHWH pedindo-lhe misericórdia e piedade e disse : “Ó YHWH, perdoai-me o meu pecado, o pecado que cometi e não o volteis contra mim.

5.”Pois fui eu quem provocou a queda de Vosso servo, do jardim para este lugar perdido; da luz para esta escuridão; E da morada da alegria para esta prisão .

6.”Ó YHWH, olhai para este Vosso servo assim caído e ressuscitai-o de sua morte para que ele possa se lamentar e arrepender de sua desobediência cometida através de mim.

7.”Não leveis sua alma desta vez; mas deixai-o viver para que ele possa expiar sua culpa segundo a medida de seu arrependimento e fazer Vossa vontade antes de sua morte.

8.”Mas se Vós não o ressuscitardes, então, ó YHWH, levai minha própria alma para que eu esteja com ele; E não me deixeis neste antro só e abandonada pois eu não suportaria ficar só neste mundo, mas com ele somente.

9. “Pois Vós, ó YHWH, fizeste cair uma sonolência sobre ele e tomaste um osso de seu lado e restauraste a carne em seu lugar, por Vosso poder divino.

10.”E Vós me tomaste, o osso, e fizeste uma mulher, luminosa como ele, com coração, razão e fala; E de carne como ele mesmo; E Vós me fizeste à semelhança de seu semblante, por Vossa misericórdia e poder.

11.”Ó Senhor, eu e ele somos um e Vós, ó YHWH, sois o nosso Criador, Vós sois Aquele que nos fez a ambos no mesmo dia.

12.”Portanto, ó YHWH, dai-lhe vida para que ele possa estar comigo nesta terra estranha, enquanto nós morarmos nela por causa de nossa desobediência.

13.”Mas se Vós não quiserdes dar-lhe vida, então levai a mim, até a mim, como ele; Para que nós dois possamos morrer da mesma maneira.

14. E Eva chorou amargamente e caiu sobre nosso pai Adão, por causa de sua grande tristeza.

Relatado no 1 livro de Adão e Eva- Apócrifo: 6:1-10

1. Mas YHWHW olhou para eles; Pois eles se haviam matado pelo grande pesar.

2. Mas Ele queria ressuscita-los e consola-los.

3. Portanto enviou-lhes Sua Palavra a fim de que eles ficassem em pé e fossem ressuscitados imediatamente.

4. E YHWH disse a Adão e Eva : “ Desobedecestes por vossa livre vontade, até que saístes do jardim no qual Eu vos havia colocado.

5. “Por vossa própria e livre vontade desobedecestes por causa de vosso desejo de divindade, grandiosidade e condição sublime, tal qual Eu tenho; Assim Eu vos privei da natureza luminosa na qual estáveis então e vos fiz sair do jardim para esta terra rude e cheia de sofrimento.

6. “Se ao menos não tivésseis desobedecido ao Meu mandamento e tivésseis guardado Minha lei e não tivésseis comido do fruto da árvore, da qual Eu vos disse que não vos aproximásseis! E havia árvores frutíferas no jardim melhores que aquela .

7. “Mas o maldoso Satã, que não se manteve em sua primitiva condição nem conservou sua fé – nele não havia boa intenção em relação a Mim e, embora Eu o tivesse criado, ainda assim Me desprezou e buscou a divindade, de modo que Eu o atirei do céu para baixo – . ele foi quem fez a árvore parecer agradável a vossos olhos, até que comestes dela, obedecendo-lhe.

8. “Assim desobedecestes ao Meu mandamento e , portanto, Eu fiz cair sobre vós todas essas tristezas.

9. “Pois Eu sou YHWH o Criador, aquele que quando criou as criaturas, não tencionava destruí-las. Mas depois de terem provocado grandemente Minha ira, Eu as puni com castigos atrozes, para que se arrependessem .

10. “Mas , se, ao contrário, elas ainda se mantivessem firmes em sua desobediência, serão amaldiçoadas para sempre.“

Mais referências em 1 livro de Adão e Eva- 9:9/ 10: 1-3/ 12:1-6: acesse os posts abaixo com o áudio Book gratuito  e conheça mais dessa história.

1 Livro de Adão Eva

2 Livro de Adão Eva