Vaidade

O que é Vaidade?

A vaidade é a valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros, ou seja, uma preocupação excessiva em suas próprias habilidades ou atratividade para os outros.

Vaidade  é considerada uma forma de auto-idolatria, orgulho, em que se compara à grandeza de Deus por causa de sua própria imagem.

Segundo a Bíblia vaidade é algo enganoso, sem valor, que leva a ostentação e a idolatria. Filosoficamente falando, a vaidade pode se referir a um senso mais amplo de egoísmo e orgulho. (Provérbios 21:24)  (1 João 2:16-17)

Ponha YHWH no centro de sua vida. Lembre-se: sua aparência não é a coisa mais importante de sua vida. É só um detalhe. Ele se preocupa mais com seu interior que com sua aparência exterior (1 Samuel 16:7). Quem está focado nas coisas de Espirituais não tem tempo para vaidade.

Se preocupe mais em agradar a YHWH com sua forma de pensar e agir. A verdadeira beleza vem de dentro (1 Pedro 3:4). Não descuide completamente de sua aparência, mas não deixe que se torne uma obsessão. Procure encontrar um equilíbrio e faça tudo para glorificar a YHWH. Isso é o mais importante.

Modéstia

Qual é o significado de modéstia segundo a Bíblia?

De acordo com a Bíblia, modéstia é agir de forma decente e pura, sem motivação pecaminosa. A modéstia afeta a forma como falamos, nos vestimos e interagimos com outras pessoas. Quem é modesto procura agradar a YHWH em tudo que faz. A modéstia é o oposto de exibicionismo. Modéstia é amar a pureza. 

Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Colossenses 3:8

O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de YHWH. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em YHWH, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 1 Pedro 3:3-5

Se, pois, estais mortos com YHWSHA quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. Colossenses 2:20-23

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a YHWH) com boas obras.1 Timóteo 2:9,10

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.1 Samuel 16:7

Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. João 7:24

Maquiagem

Embora a Bíblia não proíba o uso da maquiagem, as seguidoras do Messias, são exortadas a cuidarem mais da sua “beleza interior”, do que da sua aparência externa.

Qual é o motivo do coração da pessoa que usa maquiagem? Atrair atenção masculina?Chamar a atenção para si mesma? Ser igual ao resto das mulheres, seguindo os padrões de beleza ditados pelo mundo?

Fato que a beleza natural deve ser priorizada não necessitando alterar os desconfigurar aquilo que o Criador já fez. Maquiagem que não seja definitiva e que tem o intuito de cuidar e tratar a pele, suavizar expressões e melhorar a aparência de forma a nos deixar mais saudáveis, devido a ação do stress e da ansiedade que pode atrapalhar o bom andamento do nosso organismo consequentemente alterando o aspecto natural e saudável da nossa pele, é  lícito, porém a melhor forma de manter a boa aparência de forma natural é se alimentando de maneira mais adequada e inteligente, tomando sol, descansando e etc. 

Sendo assim, uma maquiagem modesta, será leve, não frequente, destacando nossas expressões de maneira a não desconfigurar nossas caraterísticas únicas e individuais e não causará dependência ou ansiedade quando não utilizada.

Brincos, Jóias e Piercings

A vida de um Eleito e seguidor do Messias deve ser guiado pelos princípios bíblicos, entre eles o da modéstia e bom senso quanto ao vestuário e uso de acessórios.

Houve ocasiões na história bíblica em que o povo escolhido acabou aderindo ao uso de jóias, um costume dos povos pagãos. Contudo, em períodos de especial consagração, YHWH pediu que seu povo se desfizesse de suas jóias e adornos como um símbolo exterior de consagração interior da vida a Ele.

Foi assim, por exemplo, na dedicação de Jacó e sua família em Betel. Após Deus haver falado com Jacob, este instruiu sua casa a desfazerem-se de todos os seus ídolos e a purificarem-se. Juntamente com seus ídolos de pedra, eles enterraram seus brincos e pendentes. Gênesis 35:1

Após sair do Egito, o povo de YHWH veio com as jóias de lá, mas no caminho da libertação pediu que tirassem as jóias, pois de outro modo, Ele não poderia continuar com eles. Êxodo 33:3-6

Os princípios apresentados nos textos são: simplicidade, bom senso, modéstia, discrição, originalidade, liberdade, e em tudo na vida devemos glorificar o nome de YHWH.

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

YHWH diz em Isaías 3:18-23, que irá arrancar uma lista “das peças de vestuário e de adorno usadas pelas mulheres de Jerusalém, incluem-se muitos objetos igualmente usados pela deusa pagã Isthar, que “segundo a cultura pagã é a personificação da força da natureza que tanto dá quanto tira a vida, Deusa da fertilidade que doa o poder de reprodução e crescimento aos campos e para todos os animais, seres humanos. tornou-se Deusa do amor sexual por ser uma Deusa da fertilidade, protetora das prostitutas e do parto. Ela é a própria lua, rainha das estrelas e do céu. Como a figura de Mãe terrível, deusa das tempestades e da guerra, era também a provedora de sonhos e presságios, da revelação e compreensão das coisas que estão escondidas, além de Deusa da magia.”

“Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua, os pendentes, e os braceletes, as estolas, os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos, os anéis, e as jóias do nariz, os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas. os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.” Isaías 3:18-23

Quando olhamos para as referências ao adorno pessoal no mundo dos gregos e dos romanos vemos que o cristianismo havia chegado a um mundo onde convergiam o luxo e a decadência. Pinturas, Perucas, Pedras preciosas, Pérolas, Adornos, Enfeites de Cabelo, Roupas de Púrpura…

Em  Ezequiel 16 é retratado a infidelidade religiosa de Israel por causa da sedução do culto cananita comparando a uma situação de adultério. O capítulo trata das alianças políticas de Israel com as nações pagãs, envolvendo falta de confiança para com o poder do Criador, na figura da prostituição e demonstra associação ao paganismo. O reino de YHWSHA deve ser fiel a Ele e não confiar em alianças com os pagãos.

Tatuagem

O ser humano, a coroa da criação de YHWH, foi feito “à imagem e semelhança do Criador”. Isso indica que não precisa de “enfeites” em seu corpo, pois já foi feito semelhante ao Ser mais perfeito, belo e soberano.

E criou ELOHIM o homem à sua imagem; à imagem de ELOHIM o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27

Fazer algum tipo de marca que mude essa imagem e que traga dor naquilo que é considerado o ” Templo de YHWH” é demonstrar um certo descontentamento com a imagem de ELOHIM, desrespeitando sua criação. O desejo de tatuar o corpo pode ser um indicativo de que a auto-estima precisa ser mais bem trabalhada, pois em algum momento a pessoa considera uma prática mundana fútil e acaba se adequando mais ao mundo e sua forma de viver que a forma que o Criador nos fez, perfeitos à sua imagem e semelhança.

Não sabeis vós que sois o templo de YHWH e que o Espírito de YHWH habita em vós?
Se alguém destruir o templo de YHWHYHWH o destruirá; porque o templo de YHWH, que sois vós, é santo. 1 Coríntios 3:16,17

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de YHWH, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a YHWH no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a ELE. 1 Coríntios 6:19,20

Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor. Levítico 19:28  Em algumas versões ( King James, Bíblia de Jerusalém e NVI, já foi traduzido como Tatuagem)

Costume que em si não é imoral, porém certamente indigno do povo de Deus, pois tende a danificar a imagem do Criador. Do mesmo modo que o apóstolo Paulo relatou, as únicas marcas que deveríamos trazer em nós deveriam ser aquelas em favor de Cristo: Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do YAHUSHA Gálatas 6:17

Se você tem já tem tatuagem, não se entristeça com essa Verdade, pois  YAHUSHA pode “apagar” o seu passado, ao demonstrar arrependimento genuíno e orar pedindo perdão, abandonando a prática:

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença de YAHUSHA. Atos 3:19

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei a YHWH as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Salmos 32:5

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12

E seja sobre nós a formosura de YAHUAH, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos. Salmos 90:17

A Relação entre Piercings, Brincos, Tatuagem e Paganismo

A obsessão deste tempo presente com estas modificações corporais é um reavivamento do tribalismo.

Estes rituais em sua forma original envolvem-se em transfigurações dolorosas, como, anéis no nariz, nas sobrancelhas, na barriga, nos mamilos, múltiplos brincos nas orelhas, “piercings” na língua, tatuagens e múltiplas desfigurações, são mais que uma forma clara de costumes tribais de pagãos antigos, onde se sacrifica, se retalha e mutila o corpo.as quais depois produzem um tipo de identificação pessoal pertença dum elo a uma tribo, clã e ou sub-cultura real.

Entre as tribos Nuba do Sudão, brincos múltiplos, mutilações corporais e pinturas tatuadas são coisas que distinguem seu paganismo.

Os Dinkas e Nuer no Sudão também são identificáveis pelos padrões de cicatrizes em suas têmporas e testas.

Entre os Hindus achamos brincos nasais, piercings na barriga, língua e sobrancelhas, como algo normal.  No Hinduísmo, fazer uma marca na testa é encorajada, pois se acredita que isso aumente o bem-estar espiritual. Várias mulheres hindus tatuam seus rostos com pontos, especialmente ao redor dos olhos e queixo, para espantar o mal e aumentar a beleza. Tribos locais usam a tatuagem para se diferenciar de certos clãs e grupos étnicos.

Uma das deusas do Hinduísmo, Lirbai Mata, é representada com tatuagens nos braços e nas pernas. Ela é venerada pelos grupos Marwari e Rabari.

Na Papua Nova Guiné todo tipo de mutilação corporal, tatuagens e sacrifícios de corpo identificam membros de certas tribos. Do mesmo modo, brincos nos sobrolhos, nas narinas, brincos múltiplos nas orelhas, barriga e piercings de língua distinguem certas sub-culturas de Nova York, Londres, Paris, entre outras capitais da dita civilização.

Como crentes somos chamados para sermos santos, separados e destinados a sermos distinguidos e diferenciados deste mundo profano, inteiramente consagrados a YAHUAH.

Por ser uma prática pagã, deveria qualquer crente abster-se de usar. Nenhum Escolhido foi chamado a andas conforme a este mundo, mas se separar dele.

Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;          1 Pedro 2:9

As Escrituras são claras sobre o respeito para com nossos corpos, pois não nos pertencem e não poderemos fazer o que queremos, pertencem a ELOHIM, que os criou e nos comprou de volta através do sangue de YAHUSHA. Nossos corpos são o templo do Espírito Santo. Temos  glorificar YHWH através de nosso corpo.

Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de YHWSHA? Tomarei, pois, os membros de YHWSHA, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o YHWH é um mesmo espírito. Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de YHWH e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a YHWH no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a YHWH. 1 Coríntios 6:15-20

A própria Bíblia nos relata como eram os pagãos, abusavam e maltratavam mutilando seus próprios corpos. Eram os falsos profetas de Baal.

E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si. 1 Reis 18:28

O endemoninhado na terra dos Gerasenos  se cortava com pedras e andava nu: “E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.” Marcos 5:5

Era costume entre os Ismaelitas usarem-se brincos de ouro pendentes em suas orelhas: “E disse-lhes mais Gideão: Uma petição vos farei: Dá-me, cada um de vós, os pendentes do seu despojo (porque tinham pendentes de ouro, porquanto eram ismaelitas).” Juízes 8:24

Biblicamente, uma orelha furada e mutilada era publicamente reconhecida como sinal de escravidão e escravatura permanente. Assim que os Hebreus foram retirados das suas escravaturas, no Egito por Moisés, foram prontamente instigados a retirarem seus adornos: ” Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. Êxodo 32:1-3

Todo escravo israelita deveria ser liberto depois de sete anos. Mas se o escravo quisesse continuar como escravo, sua orelha deveria ser furada no batente da porta do seu senhor e ele seria escravo pelo resto da vida: ” Porém se ele te disser: Não sairei de ti; porquanto te amo a ti, e a tua casa, por estar bem contigo; Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha à porta, e teu servo será para sempre; e também assim farás à tua serva.” Deuteronômio 15:16,17.

“O Senhor teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós; Porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra. Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá; Diligentemente guardareis os mandamentos do Senhor vosso Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te tem mandado. E farás o que é reto e bom aos olhos do Senhor, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra, a qual o Senhor jurou dar a teus pais. Para que lance fora a todos os teus inimigos de diante de ti, como o Senhor tem falado. Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o Senhor nosso Deus vos ordenou? Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito;

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13

Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.    1 Pedro 2:16

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Gálatas 5:1

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2

Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma; 1 Pedro 2:11

Parte da descrição Bíblica duma certa prostituta é que “se adornava com as suas arrecadas e as suas jóias e, indo atrás dos seus amantes (deuses), se esquecia de mim, diz o Senhor”: “Castigá-la-ei pelos dias dos Baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou dos seus pendentes e das suas jóias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o SENHOR.” Oséias 2:13

Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniqüidade se descubra ser detestável. Salmos 36:2 

O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos. Isaías 3:9.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

Filhos sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. Porque és povo santo ao Senhor teu Deus; e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo. Deuteronômio 14:1,2

Como poderemos então explicar-lhes que servimos ao Deus Altíssimo quando defraudamos nosso corpo, o Templo de Deus? Isto caso o Espírito ainda viva em si! Se alguém destruir o Templo de Deus, será nem mais nem menos Deus, o Próprio, quem o destruirá também.

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.    1 Tessalonicenses 5:23

O chamado de YHWH para nós hoje é vivermos uma vida livre em Cristo, sem ostentação, uma vida de pureza, modéstia, simplicidade e amor, se afastando de todo paganismo, idolatria ,sensualização e práticas mundanas. É claro que isso não significa relaxamento ou falta de cuidado com a apresentação pessoal. O princípio bíblico é a modéstia e se vestir com simplicidade cuidar do corpo de forma saudável.

Nao é necessário “corrigir” o corpo mudar características com que você foi criado não é plano do criador, como “ se precisasse arrumar algo que ele não fez direito” sabe? Mas dar a manutenção necessária e saudável no templo do YHWH, cuidando do aspecto fisico, mental e espiritual.

Suellen Ley.