1 TIMÓTEO 2:1-4

HERMENÊUTICA

Portanto, exorto, antes de tudo, que se usem súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se encontram em posição de destaque, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isso é bom e aceitável aos olhos de Yahuah, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
1 Timóteo 2:1-4

É muito comum utilizarem este texto para dizer que “Deus deseja a salvação de todos os seres humanos sem distinção”, quando na verdade ele deseja sim, porém SEM ACEPÇÃO, ou seja, salva pessoas de todas as classes, posições, raças, nações, línguas e etc.

Dizer que Yahuah deseja salvar a TODOS INDIVÍDUOS, significa dizer que ele deseja salvar ímpios, vasos de ira, perversos (até o Anti-Messias) e sabemos que ele não fará, pois a salvação é somente para os Eleitos desde a fundação do mundo no sangue do Messias, e somente estes crerão no Filho e a Salvação é por Graça e não por obras ou mérito humano. (Efésios 2)

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Yahuah, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Yahusha (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Yahusha ha’Mashyach;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua Graça pela sua benignidade para conosco em Yahusha ha’Mashyach.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Yahuah.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Yahusha ha’Mashyach para as boas obras, as quais Yahuah preparou para que andássemos nelas.
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Que naquele tempo estáveis sem Yahusha, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Yahuah no mundo.
Mas agora em Yahusha ha’Mashyach, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Yahusha chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pelo madeiro reconciliar ambos com Yahuah em um corpo, matando com ela as inimizades.
E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Yahuah;
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Yahusha ha’Mashyach é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Mestre.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Yahuah em Espírito.
Efésios 2:1-22

E se ele não fará, é porque não pode ou porque o homem não quer? Pode a vontade do homem estar ACIMA da vontade do Criador Soberano YAHUAH? Obviamente que não.

Pode um Deus Soberano desejar algo e não obter? Podem seus planos se frustrarem? Obviamente que não.

Quem escreveu a história? Yahuah ou o Homem? Yahuah, é claro.

Como vimos, TUDO que acontece é a Vontade de YAHUAH, e a Salvação vem de DELE, (Jonas 2:9) através do Filho.

Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Yahuah vem a salvação.
Jonas 2:9

E sabemos também que todos nascemos condenados pelo pecado original e dependemos da ação regeneradora do Espírito Santo de Yah para nos “reviver”, pois estamos mortos em nossos delitos e pecados, e isto que dizer que nascemos por natureza destinados a ira (Romanos 7:5) e não conseguimos “reviver” sem que primeiro Yahuah no chame.

Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Romanos 7:5

Porém o Pai desejando mostrar sua misericórdia a focaliza em alguns, (Romanos 9:16) os quais escolheu para serem santos, justos e repreensíveis no sangue do cordeiro (Efésios 1:4) ou seja não depende da vontade do homem nem do seu esforço, mas EXCLUSIVAMENTE de YAHUAH, através do Filho YAHUSHA.

Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Yahuah, que se compadece.
Romanos 9:16

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
Efésios 1:4

A estes, seus Eleitos, concede a fé pra crer e o Espírito Santo os faz “andar na luz”, lutar contra a carne e se arrependerem de seus pecados diariamente (Efésios 2:1-10), e NADA pode nos separar do Seu Amor, a Sua Graça Salvífica. (Romanos 8:38,39)

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Yahuah, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Yahusha (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Yahusha ha’Mashyach;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Yahusha ha’Mashyach.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Yahuah.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Yahusha ha’Mashyach para as boas obras, as quais Yahuah preparou para que andássemos nelas.
Efésios 2:1-10

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do Amor de Yahuah, que está em Yahusha ha’Mashyach nosso Mestre.
Romanos 8:38,39

Portanto, em Seu Filho, os Eleitos têm a SEGURANÇA de Salvação, pois esta é a vontade de YHWH na Eternidade!

1. Portanto, exorto, antes de tudo.

Os exercícios que Paulo aqui ordena mantêm e fortalecem em nós o culto sincero e o temor a Yahuah. O termo, portanto, é então perfeitamente apropriado, visto que essas exortações se deduzem naturalmente do encargo que ele pusera sobre Timóteo. Primeiramente, ele trata da oração pública e de sua regulamentação, a saber: que ela deve ser feita não só em favor dos crentes, mas em favor de todo o gênero humano. É possível que alguém argumente: “Por que devemos preocupar-nos com o bem-estar dos incrédulos, já que não mantêm nenhuma relação conosco? Não é suficiente que nós, que somos irmãos, oremos uns pelos outros e encomendemos a Deus toda a Igreja? Os estranhos não significam nada para nós”. Paulo se põe contra essa perversa perspectiva, e diz aos efésios que incluíssem em suas orações todos os homens, e não as restringissem somente ao corpo da Igreja.

Paulo, na minha opinião, está simplesmente dizendo que sempre que as orações públicas foram oferecidas, as petições e súplicas devem ser formuladas em favor de todos os homens, mesmo daqueles que presentemente não mantêm nenhum relacionamento conosco.

Sobre o significado de ações de graças não há nada de obscuro, pois ele não só nos incita a orar a Yahuah pela salvação dos incrédulos, mas também a render graças por sua prosperidade e bem-estar. A portentosa benevolência que Yahuah nos demonstra dia a dia, ao fazer “seu sol nascer sobre bons e maus”, é digna de todo o nosso louvor; e o amor devido ao nosso próximo deve estender-se aos que dele são indignos.

2. Em favor dos reis.

Ele faz expressa menção dos reis e de outros magistrados porque os crentes têm muito mais razão de odiá-los do que todos os demais.

Todos os magistrados daquele tempo eram ajuramentados inimigos de Yahusha, de modo que se poderia concluir que eles não deviam orar em favor de pessoas que viviam devotando toda a sua energia e riquezas em oposição ao reino de Yah, enquanto que, para os crentes, a extensão desse reino, e de todas as coisas, é a mais desejável. Paulo resolve essa dificuldade e expressamente ordena que orações sejam oferecidas em favor deles. A depravação humana não é razão para não se ter em alto apreço as instituições divinas no mundo. Portanto, visto que Yahuah designou magistrados e príncipes para a preservação do gênero humano, e por mais que fracassem na execução da designação divina, não devemos, por tal motivo, cessar de ter prazer naquilo que pertence a Yahuah e desejar que seja preservado.

Disse Jeremias aos israelitas: “Orai pela paz de Babilônia, porque, em sua paz, tereis paz”  Jeremias 29:7

Eis o ensino universal da Escritura: que aspiremos o estado contínuo e pacífico das autoridades deste mundo, pois elas foram ordenadas por Yahuah.

3. Para que vivamos vida tranquila e mansa.

Ele acrescenta mais uma persuasão, ao mostrar como isso será proveitoso a nós próprios e ao enumerar as vantagens geradas por um governo bem regulamentado. A primeira é uma vida tranquila, porquanto os magistrados se encontram bem armados com espada para a manutenção da paz. A menos que restrinjam o atrevimento dos homens perversos, o mundo inteiro se encherá de ladrões e assassinos. Portanto, a forma correta de conservar a paz consiste em que a cada pessoa seja dado o que é propriamente seu, e que a violência dos poderosos seja refreada. A segunda vantagem consiste na preservação da piedade, ou seja, quando os magistrados se diligenciam em promover a religião, em manter o culto divino e requerer reverência pelas coisas sacras. A terceira vantagem consiste na preocupação pela seriedade pública: pois o benefício advindo dos magistrados consiste em que impeçam os homens de se entregarem a impurezas bestiais ou a vergonha devassidão, bem como a preservar a modéstia e a moderação. Se esses três requisitos foram suprimidos, que gênero de vida será deixado à sociedade humana? Portanto, se porventura nos preocupamos com a tranquilidade pública, com a piedade ou com a decência, lembremo-nos de que o nosso dever é diligenciarmo-nos em favor daqueles por cuja instrumentalidade obtemos tão relevantes benefícios.

Disso concluímos que os fanáticos que lutam pela supressão dos magistrados são privados de toda humanidade e promovem unicamente o barbarismo impiedoso. Que grande diferença há entre Paulo que declara que, por amor à preservação da justiça e da decência, bem como da promoção da crença, devemos orar em favor dos reis, e aqueles que dizem que não só o poder real, mas também todo e qualquer governo, são contrários à crença no Messias de Ysrael. O que Paulo afirma tem o Espírito Santo como Autor; consequentemente, o conceito dos fanáticos não tem outro autor senão o diabo.

4. Isso é bom e aceitável. Havendo demonstrado que o mandamento que ele promulgara é excelente, agora apela para um argumento mais enérgico, a saber: que é agradável a Yah. Pois quando sabemos que essa é a vontade, cumpri-la é a melhor que todas as demais razões. Pelo termo, “bom”, ele tem em mente o que é certo e lícito; e, visto que a vontade de Yahuah é a regra pela qual devemos regulamentar todos os nossos deveres, ele prova que ela é justa, porque é aceitável a Yahuah.

Esta passagem merece muita atenção, pois dela podemos extrair o princípio geral de que a única norma genuína para agir bem e com propriedade é acatar a e esperar na vontade de Yahuah, e não empreender nada senão aquilo que ele aprova. E essa é também a regra da oração piedosa, a saber: que tomemos a Yahuah por nosso Líder, de modo que todas as nossas orações sejam regulamentadas por Sua vontade e comando. Se essa regra não houvera sido suprimida, as orações dos papistas, hoje, não seriam tão saturadas de corrupções. Pois, como poderão provar que detêm a autoridade divina para se dedicarem à intercessão dos santos falecidos, ou eles mesmos praticarem a intercessão em favor dos mortos? Em suma, em toda a sua forma de orar, o que poderão apresentar que seja do agrado de Yahuah?

5. Daqui se deduz uma confirmação do segundo argumento, o fato de que Yahuah deseja que todos os homens sejam salvos. Pois, que seria mais razoável do que todas as nossas orações se conformarem a este decreto divino? Concluindo, ele demonstra que Yah tem no coração a Salvação de todos os homens, porquanto Ele chama a todos os homens para o conhecimento de Sua verdade. Este é um argumento que parte de um efeito observado em direção à sua causa. Pois se “o evangelho é o poder de Yahuah para salvação de todo aquele que crê [Romanos 1:16], então é justo que todos aqueles a quem o evangelho é proclamado sejam convidados a nutrir a esperança da vida eterna.

Porque não me envergonho do evangelho de Yahusha, pois é o poder de Yahuah para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Romanos 1:16

Em suma, visto que a vocação [do evangelho] é uma prova concreta da eleição secreta, então Yahuah admite à posse da salvação aqueles a quem Ele concedeu a bênção de participarem de Seu evangelho, já que o evangelho nos revela a justiça de Yahuah que garante o ingresso na vida.

À luz desse fato, fica em evidência a ilusão daqueles que creem que esta passagem contradiz a predestinação. Argumentam: “Se Deus quer que todos os homens, sem distinção alguma, sejam salvos, então não pode ser verdade que, mediante Seu eterno conselho, alguns hajam sido predestinados para a salvação e outros, para a perdição”. Poderia haver alguma base para tal argumento, se nesta passagem Paulo estivesse preocupado com indivíduos; e mesmo que assim fosse, ainda teríamos uma boa resposta. Porque, ainda que a vontade de Yahuah não deva ser julgada à luz de Seus decretos secretos, quando Ele nos revela por meio de sinais externos, contudo não significa que ele não haja determinado secretamente, em Seu íntimo, o que se propõe fazer com cada pessoa individualmente.

A intenção de Paulo aqui, é simplesmente dizer que nenhuma nação da terra e nenhuma classe social são excluídas da salvação, visto que Yahuah quer oferecer o evangelho a todos sem exceção. Visto que a pregação do evangelho traz vida, Paulo corretamente conclui que Yahuah considera a
todos os homens como sendo igualmente dignos de participar da salvação. Ele, porém, está falando de classes, e não de indivíduos; e sua única preocupação é incluir em seu número príncipes e nações estrangeiros. Que a vontade de Yahuah é que eles também participem do ensinamento do evangelho é por demais óbvio à luz das passagens já citadas e de outras afins. Não é sem razão que se disse: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por tua possessão” [Salmo 2:8]. A intenção de Paulo era mostrar que devemos ter em consideração, não que tipo de homens são os príncipes, mas, antes, o que Yahuah queria o que fossem. Há um dever de amor que se preocupa com a salvação de todos aqueles a quem Yahuah estende Seu chamamento e testifica acerca desse amor através de orações piedosas.

É nessa mesma conexão que ele chama Yahuah nosso Salvador, pois de qual fonte obtemos a salvação senão da imerecida munificência divina? O mesmo Alahim que já nos conduziu à Sua salvação pode, ao mesmo tempo, estender a mesma Graça também a eles. Aquele que já nos atraiu a si pode uni-los também a nós. O apóstolo considera como um argumento indiscutível o fato de Yahuah agir assim entre todas as classes e todas as nações, porque isso foi predito pelos profetas.

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1 TIMÓTEO 2:1-4

HERMENÊUTICA

Portanto, exorto, antes de tudo, que se usem súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se encontram em posição de destaque, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isso é bom e aceitável aos olhos de Yahuah, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
1 Timóteo 2:1-4

É muito comum utilizarem este texto para dizer que “Deus deseja a salvação de todos os seres humanos sem distinção”, quando na verdade ele deseja sim, porém SEM ACEPÇÃO, ou seja, salva pessoas de todas as classes, posições, raças, nações, línguas e etc.

Dizer que Yahuah deseja salvar a TODOS INDIVÍDUOS, significa dizer que ele deseja salvar ímpios, vasos de ira, perversos (até o Anti-Messias) e sabemos que ele não fará, pois a salvação é somente para os Eleitos desde a fundação do mundo no sangue do Messias, e somente estes crerão no Filho e a Salvação é por Graça e não por obras ou mérito humano. (Efésios 2)

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Yahuah, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Yahusha (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Yahusha ha’Mashyach;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua Graça pela sua benignidade para conosco em Yahusha ha’Mashyach.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Yahuah.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Yahusha ha’Mashyach para as boas obras, as quais Yahuah preparou para que andássemos nelas.
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Que naquele tempo estáveis sem Yahusha, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Yahuah no mundo.
Mas agora em Yahusha ha’Mashyach, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Yahusha chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pelo madeiro reconciliar ambos com Yahuah em um corpo, matando com ela as inimizades.
E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Yahuah;
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Yahusha ha’Mashyach é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Mestre.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Yahuah em Espírito.
Efésios 2:1-22

E se ele não fará, é porque não pode ou porque o homem não quer? Pode a vontade do homem estar ACIMA da vontade do Criador Soberano YAHUAH? Obviamente que não.

Pode um Deus Soberano desejar algo e não obter? Podem seus planos se frustrarem? Obviamente que não.

Quem escreveu a história? Yahuah ou o Homem? Yahuah, é claro.

Como vimos, TUDO que acontece é a Vontade de YAHUAH, e a Salvação vem de DELE, (Jonas 2:9) através do Filho.

Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Yahuah vem a salvação.
Jonas 2:9

E sabemos também que todos nascemos condenados pelo pecado original e dependemos da ação regeneradora do Espírito Santo de Yah para nos “reviver”, pois estamos mortos em nossos delitos e pecados, e isto que dizer que nascemos por natureza destinados a ira (Romanos 7:5) e não conseguimos “reviver” sem que primeiro Yahuah no chame.

Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Romanos 7:5

Porém o Pai desejando mostrar sua misericórdia a focaliza em alguns, (Romanos 9:16) os quais escolheu para serem santos, justos e repreensíveis no sangue do cordeiro (Efésios 1:4) ou seja não depende da vontade do homem nem do seu esforço, mas EXCLUSIVAMENTE de YAHUAH, através do Filho YAHUSHA.

Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Yahuah, que se compadece.
Romanos 9:16

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
Efésios 1:4

A estes, seus Eleitos, concede a fé pra crer e o Espírito Santo os faz “andar na luz”, lutar contra a carne e se arrependerem de seus pecados diariamente (Efésios 2:1-10), e NADA pode nos separar do Seu Amor, a Sua Graça Salvífica. (Romanos 8:38,39)

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Yahuah, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Yahusha (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Yahusha ha’Mashyach;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Yahusha ha’Mashyach.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Yahuah.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Yahusha ha’Mashyach para as boas obras, as quais Yahuah preparou para que andássemos nelas.
Efésios 2:1-10

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do Amor de Yahuah, que está em Yahusha ha’Mashyach nosso Mestre.
Romanos 8:38,39

Portanto, em Seu Filho, os Eleitos têm a SEGURANÇA de Salvação, pois esta é a vontade de YHWH na Eternidade!

1. Portanto, exorto, antes de tudo.

Os exercícios que Paulo aqui ordena mantêm e fortalecem em nós o culto sincero e o temor a Yahuah. O termo, portanto, é então perfeitamente apropriado, visto que essas exortações se deduzem naturalmente do encargo que ele pusera sobre Timóteo. Primeiramente, ele trata da oração pública e de sua regulamentação, a saber: que ela deve ser feita não só em favor dos crentes, mas em favor de todo o gênero humano. É possível que alguém argumente: “Por que devemos preocupar-nos com o bem-estar dos incrédulos, já que não mantêm nenhuma relação conosco? Não é suficiente que nós, que somos irmãos, oremos uns pelos outros e encomendemos a Deus toda a Igreja? Os estranhos não significam nada para nós”. Paulo se põe contra essa perversa perspectiva, e diz aos efésios que incluíssem em suas orações todos os homens, e não as restringissem somente ao corpo da Igreja.

Paulo, na minha opinião, está simplesmente dizendo que sempre que as orações públicas foram oferecidas, as petições e súplicas devem ser formuladas em favor de todos os homens, mesmo daqueles que presentemente não mantêm nenhum relacionamento conosco.

Sobre o significado de ações de graças não há nada de obscuro, pois ele não só nos incita a orar a Yahuah pela salvação dos incrédulos, mas também a render graças por sua prosperidade e bem-estar. A portentosa benevolência que Yahuah nos demonstra dia a dia, ao fazer “seu sol nascer sobre bons e maus”, é digna de todo o nosso louvor; e o amor devido ao nosso próximo deve estender-se aos que dele são indignos.

2. Em favor dos reis.

Ele faz expressa menção dos reis e de outros magistrados porque os crentes têm muito mais razão de odiá-los do que todos os demais.

Todos os magistrados daquele tempo eram ajuramentados inimigos de Yahusha, de modo que se poderia concluir que eles não deviam orar em favor de pessoas que viviam devotando toda a sua energia e riquezas em oposição ao reino de Yah, enquanto que, para os crentes, a extensão desse reino, e de todas as coisas, é a mais desejável. Paulo resolve essa dificuldade e expressamente ordena que orações sejam oferecidas em favor deles. A depravação humana não é razão para não se ter em alto apreço as instituições divinas no mundo. Portanto, visto que Yahuah designou magistrados e príncipes para a preservação do gênero humano, e por mais que fracassem na execução da designação divina, não devemos, por tal motivo, cessar de ter prazer naquilo que pertence a Yahuah e desejar que seja preservado.

Disse Jeremias aos israelitas: “Orai pela paz de Babilônia, porque, em sua paz, tereis paz”  Jeremias 29:7

Eis o ensino universal da Escritura: que aspiremos o estado contínuo e pacífico das autoridades deste mundo, pois elas foram ordenadas por Yahuah.

3. Para que vivamos vida tranquila e mansa.

Ele acrescenta mais uma persuasão, ao mostrar como isso será proveitoso a nós próprios e ao enumerar as vantagens geradas por um governo bem regulamentado. A primeira é uma vida tranquila, porquanto os magistrados se encontram bem armados com espada para a manutenção da paz. A menos que restrinjam o atrevimento dos homens perversos, o mundo inteiro se encherá de ladrões e assassinos. Portanto, a forma correta de conservar a paz consiste em que a cada pessoa seja dado o que é propriamente seu, e que a violência dos poderosos seja refreada. A segunda vantagem consiste na preservação da piedade, ou seja, quando os magistrados se diligenciam em promover a religião, em manter o culto divino e requerer reverência pelas coisas sacras. A terceira vantagem consiste na preocupação pela seriedade pública: pois o benefício advindo dos magistrados consiste em que impeçam os homens de se entregarem a impurezas bestiais ou a vergonha devassidão, bem como a preservar a modéstia e a moderação. Se esses três requisitos foram suprimidos, que gênero de vida será deixado à sociedade humana? Portanto, se porventura nos preocupamos com a tranquilidade pública, com a piedade ou com a decência, lembremo-nos de que o nosso dever é diligenciarmo-nos em favor daqueles por cuja instrumentalidade obtemos tão relevantes benefícios.

Disso concluímos que os fanáticos que lutam pela supressão dos magistrados são privados de toda humanidade e promovem unicamente o barbarismo impiedoso. Que grande diferença há entre Paulo que declara que, por amor à preservação da justiça e da decência, bem como da promoção da crença, devemos orar em favor dos reis, e aqueles que dizem que não só o poder real, mas também todo e qualquer governo, são contrários à crença no Messias de Ysrael. O que Paulo afirma tem o Espírito Santo como Autor; consequentemente, o conceito dos fanáticos não tem outro autor senão o diabo.

4. Isso é bom e aceitável. Havendo demonstrado que o mandamento que ele promulgara é excelente, agora apela para um argumento mais enérgico, a saber: que é agradável a Yah. Pois quando sabemos que essa é a vontade, cumpri-la é a melhor que todas as demais razões. Pelo termo, “bom”, ele tem em mente o que é certo e lícito; e, visto que a vontade de Yahuah é a regra pela qual devemos regulamentar todos os nossos deveres, ele prova que ela é justa, porque é aceitável a Yahuah.

Esta passagem merece muita atenção, pois dela podemos extrair o princípio geral de que a única norma genuína para agir bem e com propriedade é acatar a e esperar na vontade de Yahuah, e não empreender nada senão aquilo que ele aprova. E essa é também a regra da oração piedosa, a saber: que tomemos a Yahuah por nosso Líder, de modo que todas as nossas orações sejam regulamentadas por Sua vontade e comando. Se essa regra não houvera sido suprimida, as orações dos papistas, hoje, não seriam tão saturadas de corrupções. Pois, como poderão provar que detêm a autoridade divina para se dedicarem à intercessão dos santos falecidos, ou eles mesmos praticarem a intercessão em favor dos mortos? Em suma, em toda a sua forma de orar, o que poderão apresentar que seja do agrado de Yahuah?

5. Daqui se deduz uma confirmação do segundo argumento, o fato de que Yahuah deseja que todos os homens sejam salvos. Pois, que seria mais razoável do que todas as nossas orações se conformarem a este decreto divino? Concluindo, ele demonstra que Yah tem no coração a Salvação de todos os homens, porquanto Ele chama a todos os homens para o conhecimento de Sua verdade. Este é um argumento que parte de um efeito observado em direção à sua causa. Pois se “o evangelho é o poder de Yahuah para salvação de todo aquele que crê [Romanos 1:16], então é justo que todos aqueles a quem o evangelho é proclamado sejam convidados a nutrir a esperança da vida eterna.

Porque não me envergonho do evangelho de Yahusha, pois é o poder de Yahuah para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Romanos 1:16

Em suma, visto que a vocação [do evangelho] é uma prova concreta da eleição secreta, então Yahuah admite à posse da salvação aqueles a quem Ele concedeu a bênção de participarem de Seu evangelho, já que o evangelho nos revela a justiça de Yahuah que garante o ingresso na vida.

À luz desse fato, fica em evidência a ilusão daqueles que creem que esta passagem contradiz a predestinação. Argumentam: “Se Deus quer que todos os homens, sem distinção alguma, sejam salvos, então não pode ser verdade que, mediante Seu eterno conselho, alguns hajam sido predestinados para a salvação e outros, para a perdição”. Poderia haver alguma base para tal argumento, se nesta passagem Paulo estivesse preocupado com indivíduos; e mesmo que assim fosse, ainda teríamos uma boa resposta. Porque, ainda que a vontade de Yahuah não deva ser julgada à luz de Seus decretos secretos, quando Ele nos revela por meio de sinais externos, contudo não significa que ele não haja determinado secretamente, em Seu íntimo, o que se propõe fazer com cada pessoa individualmente.

A intenção de Paulo aqui, é simplesmente dizer que nenhuma nação da terra e nenhuma classe social são excluídas da salvação, visto que Yahuah quer oferecer o evangelho a todos sem exceção. Visto que a pregação do evangelho traz vida, Paulo corretamente conclui que Yahuah considera a
todos os homens como sendo igualmente dignos de participar da salvação. Ele, porém, está falando de classes, e não de indivíduos; e sua única preocupação é incluir em seu número príncipes e nações estrangeiros. Que a vontade de Yahuah é que eles também participem do ensinamento do evangelho é por demais óbvio à luz das passagens já citadas e de outras afins. Não é sem razão que se disse: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por tua possessão” [Salmo 2:8]. A intenção de Paulo era mostrar que devemos ter em consideração, não que tipo de homens são os príncipes, mas, antes, o que Yahuah queria o que fossem. Há um dever de amor que se preocupa com a salvação de todos aqueles a quem Yahuah estende Seu chamamento e testifica acerca desse amor através de orações piedosas.

É nessa mesma conexão que ele chama Yahuah nosso Salvador, pois de qual fonte obtemos a salvação senão da imerecida munificência divina? O mesmo Alahim que já nos conduziu à Sua salvação pode, ao mesmo tempo, estender a mesma Graça também a eles. Aquele que já nos atraiu a si pode uni-los também a nós. O apóstolo considera como um argumento indiscutível o fato de Yahuah agir assim entre todas as classes e todas as nações, porque isso foi predito pelos profetas.

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