Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHebrewItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

A NOVA JERUSALÉM

A CIDADE SANTA

A Nova Jerusalém é o novo templo sagrado, o terceiro templo. Há uma conexão especial entre o Templo de Salomão, o corpo dos eleitos e a Nova Jerusalém, pois são representações da mesma coisa em tempos diferentes.

O Santo dos Santos, dentro do Tabernáculo de Moisés, era o lugar Santo, depois passou a ser o Templo de Salomão até a morte no madeiro de Yahusha ha’Mashyach. Após a morte no madeiro, o corpo dos eleitos passam a ser o lugar santo, e então, na Vinda de Yahusha, após a glorificação dos corpos e a restauração da terra, a Nova Jerusalém desce do Santo dos Santos como representante última do lugar Santo. O local geográfico da Nova Jerusalém hoje é o terceiro céu, o lugar “da parte de Deus”, o Santo dos Santos. Exatamente por isso que a Nova Jerusalém é toda feita em cima dos 144 mil, dos 24 anciãos, que nada mais é que um símbolo para se referir a igreja, 12 patriarcas da Antiga Aliança, que representa o Ysrael na Antiga Aliança, e 12 Apóstolos de Yahusha, totalizando o Ysrael na Nova Aliança, Judeus na Antiga, e Gentios na Nova, 12 + 12 = 24 anciãos, 12 mil de cada tribo x 12 mil = 144 mil, o Ysrael completo de Yah: a terceira casa de Ysrael.

Sempre há o representante terreno e o celestial, até mesmo para o Messias:

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, Yahusha, é do céu.
Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
1 Coríntios 15:45-49

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que da parte de Yahuah descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.
E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.
E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.
E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.
E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo.
E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.
E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;
O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.
E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.
E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
E a ela trarão a glória e honra das nações.
E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
Apocalipse 21

E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Yahuah e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.
E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque Yahuah Alahim os ilumina; e reinarão para todo o sempre.
Apocalipse 22:1-5

Ao decorrer dos textos bíblicos, a Nova Jerusalém ganha vários nomes. Para melhor identificação, deixarei em negrito a referência nas passagens.

E Yah me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o Seu Reino Celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.
2 Timóteo 4:18

E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Yahuah, nem a corrupção herdar a incorrupção.
1 Coríntios 15:50

Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.
Mas agora desejam uma melhor, isto é, A Celestial. Por isso também Yahuah não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou Uma Cidade.
Hebreus 11:14-16

Mas chegastes ao monte Sião, e à Cidade do Deus vivo, à Jerusalém Celestial, e aos muitos milhares de anjos;
À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Yah, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
Hebreus 12:22,23

Por isso, tendo recebido Um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a Graça, pela qual sirvamos a Yah agradavelmente, com reverência e piedade;
Hebreus 12:28

Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo; e Yahuah Alahim lhe dará o trono de Davi, Seu pai;
E reinará eternamente na Casa de Jacó, e o Seu Reino não terá fim.
Lucas 1:32,33

E O Reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu Reino será um Reino Eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.
Daniel 7:27

Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Ysrael (Gentios dispersos);
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos Céus.
Mateus 10:6,7

E enviou-os a pregar o Reino de Deus, e a curar os enfermos.
Lucas 9:2

E dizia: A que é semelhante o Reino de Deus, e a que o compararei?
É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.
E disse outra vez: A que compararei o Reino de Deus?
É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.
E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém.
Lucas 13:18-22

Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no Reino de Deus, e vós lançados fora.
E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no Reino de Deus.
Lucas 13:28,29

Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.
1 Coríntios 4:20

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?
1 Coríntios 6:9

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior.
Lucas 17:20

Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo.
E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado.
E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto.
Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.
Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita de Yahuah, e os seus descendentes estarão com eles.
E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.
O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz Yahuah.
Isaías 65:17-25

Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Yahuah, certamente a vós é chegado o Reino de Deus.
Lucas 11:20

Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
Buscai antes o Reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Lucas 12:29-31

E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no Reino de Deus.
E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o Reino de Deus.
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Lucas 22:15-19

E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Marcos 1:15