Qual Bíblia usamos para Estudar?

Uma dúvida comum que recebemos é: Qual bíblia é confiável? ou Qual bíblia comprar?

Nós, criadores do site, usamos 3 bíblias:

Bíblia Judaica Completa

É uma bíblia traduzida do aramaico, que usa alguns nomes originais e outros do aramaico, como o nome do Messias como “Yeshua” e do Criador como “Adonai Tzevaot”. Os nomes dos livros, como todos os nomes, estão quase corretos, por ser uma tradução do aramaico, não usará as regras e a gramática do hebraico original, o quê torna a veracidade da gramática do texto quase correto, invés de estar 100% confiável.

 

A Bíblia Judaica Completa foi traduzida por David H. Stern
Ela contém 1629 páginas em papel-scritta (44 gr.).
Segue a ordem hebraica dos livros do Tanah (Antiga Aliança), e a ordem com qual o Messias estava acostumado.
Ela não faz separação entre a Antiga e a Nova Aliança (judaizante).
Acho legal os mapas, glossários e leituras bíblicas das festas nas páginas finais da Bíblia.

Restauração das Escrituras

A Restauração das Escrituras é traduzida do Paleo-hebraico e Hebraico-aramaico, e do grego. Onde os textos foram originalmente escritos em hebraico, ela traduz do hebraico, e onde foi escrito do grego, é tradução do grego. Ela é uma Bíblia Ysraelita, ou seja, os nomes sagrados do Messias e do Criador estão escritos em hebraico original sem transliteração. Os nomes dos livros estão corretos, sendo assim os nomes originais, escritos em português transliterado e em hebraico. É uma Bíblia boa do ponto de vista dos Nomes Verdadeiros.

A Restauração das Escrituras foi coordenada por Yahusef Ben Avraham
Ela contém 1140 páginas em off-set (85 gr.).
Também contém um glossário com as pronúncias das palavras transliteradas presente nos textos.
Ela também não faz separação entre a Antiga Aliança e a Nova Aliança (judaizante).
Acho muito legal o glossário das palavras, embora esteja com palavras faltantes, e a presença do livro apócrifo “atos 29” no livro de Atos dos Apóstolos.

Tanah Completo

Ter uma Bíblia em hebraico e grego sem tradução ou transliteração é importante para verificar os textos originais, porém para ter uma bíblia dessa, é preciso saber ler em hebraico e grego. É uma bíblia como qualquer outra, porém com todo o idioma dos textos em hebraico e grego.

Tanah Completo por David Gorodovits.
Ela contém 2431 páginas em papel-scritta (44 gr.).
É uma Bíblia objetiva separada por (na ordem): Torah, Profetas e Escritos.
O fato de ela ter mais páginas que as bíblias que contém as duas Alianças, é que ela contém o mesmo texto em dois idiomas: português e hebraico.

 

King James 1611 (com estudo Holman)

A Bíblia King James 1611 com estudo Holman é um bíblia com tradução cristã, mas, sinceramente, é a melhor tradução das bíblias cristãs; contém a Antiga e a Nova Aliança.

Ela é uma Bíblia de estudo, então nela contém, imagens, referências cruzadas, notas de estudo, mapas, quadros, estudos de palavras, ilustrações, fotos, introduções e artigos.

Ela é uma Bíblia cristã, ou seja, os nomes sagrados do Messias e do Criador não estão escritos do idioma original, então teremos “Deus, Jesus, Cristo, Senhor”.

A ordem dos livros dela são de acordo com a cronologia de eventos da história. Esse é um ponto positivo, pois nos situa nos eventos com a ordem de leitura correta.

Acho muito legal e interessante a bíblia inteira, desde a capa até o final da Bíblia, é uma bíblia realmente completa, e embora ela seja cristã, ela sai disparado na frente de todas as bíblias judaizantes citadas acima, eu realmente aconselho os irmãos a comprarem esta, pois lhe garanto que essa bíblia servirá pra você tanto no seu nível de iniciante, quanto no seu nível de avançado nos estudos; é impressionante!

 

Bíblias Digitais

Uso também os sites e APP de Bíblias.

Sagradas Escrituras: uso a Bíblia King James Atualizada.

Bíblia Online: uso a Bíblia Almeida Corrigida Fiel.

Ambas para copiar versículos para fazer postagens e afins.

Também uso a Bíblia no Hebraico Pro a Bíblia em Hebraico-Aramaico e Paleo-Hebraico para estudar e copiar os textos.

Aconselho também os APP de smartphones e iphones da Bíblia que contém o modo áudio para ouvir a Bíblia enquanto faz outras coisas. Inclusive no site do Hebraico Pro você pode ouvir a Bíblia em Hebraico e Paleo-Hebraico, caso você entenda essas línguas.

 

 

CRÍTICA

Infelizmente não posso indicar com a certeza de confiabilidade as bíblias judaizantes, pois não são confiáveis na parte da Nova Aliança. A Restauração das Escrituras, por exemplo, corrompe o Evangelho da Graça, pois assim como todas as bíblias judaizantes, afirma que a Antiga Aliança não foi quebrada, e portanto foi renovada pelo Messias, ou seja, anulam a Nova Aliança afirmando ainda estar de baixo da Antiga.

Isso é muito sério, já fiz um vídeo falando sobre isso, citando a Restauração das Escrituras, no livro de Hebreus, capítulo 7, onde diz:

Porque o precedente mandamento é anulado por causa da sua fraqueza e inutilidade
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Yahuah.
Hebreus 7:18,19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.